sábado, 28 de dezembro de 2013

Folhado de Cogumelos Frescos, Espinafres e Mozzarella Fresca

Um olá a quem me lê!

Está provado que não consigo dar uma boa continuidade ao blog quando estou a trabalhar. E agora, entre o trabalho e o mestrado não há realmente tempo para tudo. Agora que devia estar a estudar, resolvi vir aproveitar o tempo e mostrar-vos a entrada que fiz para o almoço de Natal. Para variar resolvi fazer um folhado que foi muito elogiado cá por casa.
Experimentem para a passagem de ano, pois faz uma prato muito bonito e saboroso.



Ingredientes (para 6 folhados):
- 1 embalagem de cogumeles frescos;
- 1 cebola média;
- azeite q.b.;
- sal q.b;
- 1 embalagem de espinafres baby lavados;
- 1 massa folhada;
- 1 malagueta pequenina seca;
- 2 bolas de mozzarella fresca;
- 3 c. de sopa de coentros picados;
- óregãos.



Preparação:

Numa frigideira refogue a cebola bem picada com azeite a forrar ligeiramente o fundo, até alourar. Corte os cogumelos lavados em lâminas e depois as lâminas em tiras e junte ao refogado, bem como a malagueta cortada em pedaços pequenos. Deixe os cogumelos cozinharem até ficarem macios.
Junte ao preparado os espinafres e tape a frigideira para que estes cozinhem com o vapor. Adicione o sal grosso a gosto, vá mexendo e deixe cozinhar os espinafres. Quando estes estiverem tenrinhos junte os coentros, corrija temperos e reserve.

Polvilhe a bancada com farinha e retire a massa folhada (usei redonda) e estenda-a com o rolo para que fique mais fina e com maior área. Divida-a com uma faca em 6 "rectângulos" semelhantes.
Coloque a folha de papel vegetal a forrar o tabuleiro do forno e um de cada vez, coloque a massa folhada no tabuleiro. 
Esmague com os dedos as bola de queijo mozzarella, mais ou menos divididas em 12, e coloque um pouco no meio do rectângulo de massa, por cima coloque 1/6 do preparado de cogumelos, e por cima mais um pouco de queijo. Polvilhe com uma colher de café de óregãos se gostar e feche os quatro cantos da massa folhada.
Repita 6x e já está. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixe alourar a massa até ficarem a gosto.

Servi com salada de alface ripada e agrião e tomate cherry. Tempere a gosto.

Bom apetite!


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bolinhos de Milho Doce com Molho de Iogurte

Olá a todos, mais uma vez tive uma longa ausência. De facto não consigo manter as coisas por aqui tão activas como gostaria, pois tenho pendentes algumas receitas para partilhar convosco.

Este sábado foi-me proposto um desafio fantástico, mas de grande risco. o café/ bar Taberna do Rio desafiou-me a dinamizar um jantar de tema "Gordon Ramsay" e a representar este grande chefe na cozinha.
Foi-me solicitada uma entrada, um prato principal e uma sobremesa e corri ao meu livro "Cozinha sem Limites" de Gordon Ramsay e folheei-o todo.
Optei por arriscar nos Bolinhos de Milho Doce com Molho de Iogurte (p.212), seguindo-se um prato que já tinha feito Sanduíche de Almôndega com Mozzarella Derretido e Salsa de Tomate (p.182), e para sobremesa o seu Crumble de Maçã (p.43).



Para o molho de iogurte (2 pessoas)

-250g de iogurte natural;
- 1/2 1 malagueta vermelha sem sementes e finamente picada a gosto;´
- sumo de meia lima;
- 3 c. sopa de coentros picados;

Misture todos os ingredientes para o molho, prove e tempere se necessário e reserve.

Ingredientes: (para 2 pessoas, já eu fiz para 28)
- 100g de farinha sem fermento;
- 1/2 c. chá de fermento;
- 1 ovo batido;
- 4 c. sopa de leite gordo;
- Azeite;
- 2 cebolas aparadas e finamente fatiadas;
- 1 malagueta vermelha sem sementes finamente picada (usei verde);
- 2 c. sopa coentros picados;
- 250g milho doce enlatado, escorrido e seco com papel de cozinha;
- sal marinho e pimenta preta de moinho;

1.Peneire a farinha e o fermento para uma taça. Tempere com sal e pimenta. Misture, faça um buraco no meio e adicione o ovo batido e o leite. Bata, trazendo a farinha gradualmente para a mistura húmida, até obter uma massa sem grumos. Adicione uma colher de sopa de azeite e bata novamente até amaciar, acrescentando mais leite se necessário.

2.Misture as cebolas, a malagueta, os coentros e o milho-doce com a massa e misture bem.

3.Aqueça uma frigideira grande e adicione um pouco de azeite. Coloque uma colher de sobremesa cheia de mistura, por bolinho, na frigideira quente, empurrando para baixo ligeiramente. Frite por fornadas por 1-2 minutos de cada lado até dourarem. Mantenha os bolinhos quentes.

4. Sirva os bolinhos quentes com o molho de iogurte ao lado, para os mergulhar.

Servi numa tábua de madeira cerca de 7 bolinhos dispostos aleatoriamente, com 2 rodelas de lima em dois cantos e no outro uma taça com o molho. Enfeitei com milho e coentros, tal como sugere na imagem o Gordon. Não consegui tirar fotografia no Sábado, e por isso tirei esta depois, lamento.

Provem, aconselho!


terça-feira, 2 de julho de 2013

Salada Fria de Frango

O calor pelo Ribatejo apertou neste fim-de-semana e embora hoje se sinta mais fresco na rua, avizinham-se dias bem quentes.
Apresento aqui uma ideia fresca, rápida e com ingredientes do dia-a-dia para um almoço de verão, antes de um mergulho.



Ingredientes (para 3 pessoas):
- 1/2 Frango assado desfiado (resto do dia anterior);
- Alface e Rúcula;
- 250g massa cozida;
- 1 pêssego descascado e cortado em pedaços;
- 2 rodelas de ananás descascadas e cortadas em pedaços;
- 1 tomate cortado em pedaços;
- 2 fatias de queijo flamengo fatiado cortado em quadrados;
- Molho Rosa: fiz maionese caseira e adicionei ketchup.

Preparação:

Coza a massa, escorra e passe por água fria. Reserve no frigorífico.
Corte a alface de forma a que fique em tiras finas e coloque numa taça com os restantes ingredientes excepto o pêssego. Adicione a massa, envolva tudo e coloque por cima o pêssego.
Poderá adicionar outros ingredientes a gosto, como a beterraba, nozes, molho de iogurte, pepino, etc. Estes eram os que tinha e ficou muito boa.
Acompanhe com molho rosa, super fácil de fazer: coloque maionese caseira (ou de frasco) numa taça e junte ketchup até ficar com a cor pretendida.

Bom apetite!

domingo, 16 de junho de 2013

Folhado de Bacon e Legumes

"O que hei-de fazer hoje para jantar?" É a pergunta de todos os dias. Para um dia de semana uma sopa e uma saladinha é mais do que suficiente, mas falta qualquer coisa quente e suculento.
"O que há no frigorífico?" é outra das habituais perguntas. Uma série de legumes frescos e um pouco de bacon já dá para alguma coisa.


Ingredientes:
- 1 massa folhada redonda;
- 1 alho francês pequeno;
- 1 courgete pequena descascada;
- 1 cenoura grande ralada;
- 1 embalagem de bacon cordado em tiras;
- 3 fatias de queijo flamengo ralado;
- azeite;
- sal;
- piri-piri;
- pimenta preta.

Preparação:
Numa frigideira coloque um fio de azeite, seguido da courgete cortada em pedaços pequenos, o alho francês  bem lavado cortado em rodelas finas e a cenoura ralada. Ponha ao lume e passado cerca de 1 minuto junte o bacon. Tempere de sal (puco), piri-piri e pimenta preta e deixe fritar os legumes em lume médio até estarem bem cozinhados, bem tenros e apurados.
A massa folhada estenda-a a bem, com um pouco de farinha, para que fique mais fina e maior. Corte em 6 partes mais ou menos iguais e coloque-as abertas num tabuleiro com papel vegetal.
No meio da massa esticada coloque uma colher de chá de queijo ralado e por cima o preparado de bacon e legumes. Volte a colocar a mesma quantidade de queijo em cima do preparado e feche a massa folhada de forma irregular (junte as pontas; faça um rolo fechado ou da forma que entender).
Leve a forno quente a 180ºC e está pronto quando

os folhados ficarem dourados e a massa folhada tiver crescido.

Sirva com salada. Bom apetite!




segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sanduíche de Almôndega com Mozzarella Derretido e Salsa de Tomate

Comprei o livro do Gordon Ramsay "Cozinha sem Limites" e tinha que experimentar uma receita deste novo livro quanto antes (p. 182). 
Ficou extra picante e muito saboroso. Obrigada Chef Ramsay!

(lamento a qualidade da fotografia, mas não havia uma boa máquina por perto)

Ingredientes:
- 1 cebola descascada e finamente cortada em quadradinhos;
- 2 dentes de aho descascados e finamente cortados em rodelas;
- Azeite para fritar;
- 1c. de chá de flocos de malagueta secos;
- 500g de carne de vaca picada;
- 75g de pão ralado fresco;
- 3-4 c. sopa de leite;
- 4 cacetinhos ou pães de cachorro quente (Usei pão de bicos);
- 2 bolas de queijo mozzarella, divididas em duas;
- sal marinho e pimenta de moinho.

Ingredientes para a salsa:
- 3 tomates finamente picados;
-1/2 cebola vermelha descascada e finamente picada;
- 1c. de sopa de coentros picados (não tinha, usei manjericão fresco picado)
- 1 c. de chá de vinagre de vinho branco.

Preparação:
1. Primeiro, prepare as almôndegas. Salteie a cebola e o alho com tempero numa frigideira quente com um pouco de azeite durante cerca de 5 minutos até amaciarem e dourarem ligeiramente, adicionando os flocos de malagueta após um ou dois minutos.
Coloque a carne picada numa taça grande e tempere. Coloque o pão ralado numa taça separada e humedeça com leite. Tempere e, depois, misture o pão ralado e a mistura de cebola com a carne picada e ligue bem. Com as mãos molhadas, molde a mistura de carne em bolas grandes com cerca de 4 cm de diâmetro. Transfira para um prato ou tabuleiro ligeiramente untado e leve a frigorífico durante 30 minutos até ficarem firmes.

2.Coloque um pouco de azeite numa frigideira e cozinhe as almôndegas em lume médio-baixo com um fio de azeite, durante cerca de 10 minutos até alourarem por fora e estarem bem cozinhadas. Reserve.

3. Entretanto, combine todos os ingredientes da salsa e reserve.

4. Aqueça o grelhador (eu usei o forno) a uma temperatura média-alta. Abra os pães em duas metades e torre o interior durante dois minutos, até dourarem (eu antes de levar ao forno reguei as metades com um fio de azeite). Retire do grelhador e coloque as almôndegas numa metade de cada pão pressionando-as contra o pão. Cubra as almôndegas com mozzarella e coloque de novo no forno para derreter o queijo. Uma vez derretido regue com a salsa e feche a sanduíche com as outras metades torradas de pão.

5. Sirva com um pouco de salsa extra ao lado (ou uma salada de alface ripada e agrião como eu fiz.).

Bom Apetite!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bolo de Iogurte

Hoje foi um dia dedicado à cozinha e um dia com tempo para lanchar sentada à mesa com tudo o que tenho direito e uma companhia deliciosa.
Para além de um bom pão, leite, manteiga, faltava na mesa um bolo quentinho.
Abri o livro "Feito em Casa" e descobri um fantástico e aparentemente rápido Bolo de Iogurte de Joana Roque (Livro: Feito em Casa).
Foi rápido e de simples execução. Ficou fofo e saboroso.


Ingredientes:
- 4 ovos;
- 1 iogurte natural açucarado;
- 3 medidas do iogurte de açúcar;
- 3 medidas do iogurte de farinha;
- 1 medida do iogurte de óleo;

Misturei muito bem todos os ingredientes com a batedeira e coloquei numa forma rectangular forrada a papel vegetal e levei a forno médio durante cerca de 30 minutos.

Espero que gostem!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Esparguete com courgete, cogumelos e manjericão

Caros e saudosos seguidores (ahaha),
lamento mais uma vez a minha ausência, espero sinceramente que não tenham deixado de cozinhar pois eu não deixei. Simplesmente nem sempre era prato que justificasse uma mensagem no blog, ou a fome de todos era tanta que na hora da fotografia a travessa já estava vazia.
Hoje com o trabalho a começar a deixar-me com mais tempo livre resolvi partilhar convosco o meu jantar.
Farta de cozinhar carne e peixe; querer dar uso ao meu manjericão fresquinho a crescer de dia para dia, espreitar o frigorífico: Check (Ementa Escolhida).



Ingredientes:
- esparguete para 3 pessoas;
- meia courgete descascada;
- 2 latas pequenas de cogumelos laminados, mas aconselho os frescos;
- meia dúzia de folhas de manjericão fresco;
- piri-piri;
- 1 dente de alho;
- azeite;
- sal q.b;
- 3 colheres de sopa de natas de soja;

Preparação:

Coza o esparguete em água a ferver e sal a gosto.
Numa frigideira larga deite um fio de azeite e a courgete cortada em cubos e o dente de alho esmagado. Deixe cozinhar ligeiramente com tampa e de seguida coloque os cogumelos muito bem escorridos. Tempere de sal e piri-piri. Frite juntamente com a courgete até ficarem ambos cozinhados e com aspecto alourado, no fim e ainda nao lume coloque as colheres de natas de soja.
Numa travessa, ou prato fundo coloque o esparguete e por cima o preparado dos cogumelos.
Pique o manjericão fresco e espalhe por cima.
Reguei com  um fio de azeite para tornar mais suculento.
Acompanhei com salada de tomate temperada de sal e orégãos.

Espero que goste.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Crumble de Maçã e Parabéns

Olá! Hoje dedico este meu cantinho de partilha de sabores à minha querida e mais antiga amiga Adriana que faz hoje 24 aninhos. Porquê aqui e não em redes sociais ou de qualquer outra forma? Pensei em olhar para estes 20 anos de amizade através de uma perspectiva gastronómica, pois para além de muitos marcos, sejam eles pessoas, episódios, fotografias que existam, lembrei-me de alguns marcos gastronómicos que passaram pelas várias fases da nossa vida e amizade: lembrei-me que nos conhecemos onde uma grande cozinheira chamada D. Olívia fazia pratos deliciosos os quais ainda hoje parece que sinto o sabor. Os lanches oferecidos numa lojinha sabiam melhor que qualquer coisa comprada. Lembrei-me ainda de grandes experiências de adolescentes esfomeadas a fazer sandes de bolacha Maria com leite condensado, ou croquetes (não fritos) descongelados no microondas e metidos dentro de um pão. Tardes de crepes de tudo e mais alguma coisa ou outras iguarias. Um episódio histórico mas de sabor pouco agradável foi o dos enlatados: "para quê ter trabalho ou gastar dinheiro se há comida de nome pomposo já em lata?!".
Logo depois, quando resolvemos meter as mãos nas facas, tachos e colheres de pau, começámos a fazer fabulosas massas disto e daquilo, entre atum e salsicha, com ou sem rebentos de soja. Agora já nos juntamos para fazer pratos bem mais sofisticados e com um pouco de sal, ou mais ou menos pimenta saboreamos bem a nossa amizade. Já acompanham com boas bebidas e por vezes saborosas sangrias que nos dedicamos a fazer.
E cada vez os nossos encontros terão mais temperos, mais aromas e sabores e para toda a vida vai haver sempre novas receitas a partilhar. E quando formos já mais crescidas, vamos falar das sopinhas que fizemos para os nossos filhos levarem para a faculdade e do almoço que fizemos de Domingo para a família toda, pais e sogros que teremos a almoçar. 
Obrigada por tantos momentos, tantos sabores e tanta amizade que partilhámos nestes 20 anos. Parabéns Adriana pelos 24!
Adoço-te o dia com uma sobremesa que adoro, que outra grande amiga me faz muitas vezes.



Ingredientes:
- 5 maçãs;
- +-4 colheres de sopa cheias de açúcar louro;
- Vinho do Porto;
- +-1 colher de sobremesa cheia de canela;
- 200g de farinha;
- 100g margarina;
- 100g de açúcar;
- 1 pitada de sal.

Preparação:
Coloque dentro de um tabuleiro/pirex que vá ao forno e à mesa a maçã descascada e cortada em meias luas mais ou menos finas. Disponha em cima o açúcar louro e a canela, coloque mais ou menos conforme o gosto. Deite um gole de vinho do Porto por cima e leve ao forno a 180º a cozer ligeiramente a maçã.
Enquanto está no forno coloque numa taça o açúcar e a farinha e uma pitada de sal e derreta a margarina no microondas. Amasse tudo para que fique em grumos e coloque por cima da maçã em bocados e leve ao forno para que fique torradinho por cima.
Sirva com uma bola de gelado de baunilha.

Bom apetite!







domingo, 31 de março de 2013

Lombo com Alecrim e Migas de Espargos: Jantar de Primos

Fez na sexta-feira três anos que a minha irmã resolveu implementar na nossa geração da família o óptimo costume do Jantar de Primos: este começou em casa da minha irmã, e a cada jantar é sorteado o próximo primo a organizar o jantar seguinte. Resolvi que o meu seria exactamente três anos depois do primeiro, altura em que a família sempre se reunira antigamente. Foi então na minha casa e comprometi-me a fazer a entrada, o prato e a sobremesa. Os restantes que se encarregassem dos queijinhos e das bebidas.
Numa família em que se gosta de comer bem e em quantidade tive que fazer algo que rendesse: um grande lombo no forno, e para acompanhar, um bom ribatejano como somos todos nós, migas.


Ingredientes para o lombo:
- 1 lombo de porco (1,5Kg)
- 5 ou 6 dentes de alho grandes picados;
- 5 ou 6 nozes de banha de porco;
- sal q.b.;
- piri-piri q.b.;
- 1 ramo de alecrim;
- 1 pacote pequeno de vinho branco;
- azeite.

Coloque num piréx um fio de azeite e acima o lombo inteiro. Tempere o lombo de sal, distribua o alho picado e o piri-piri a gosto. Coloque os bocados de banha ao longo do lombo e por cima espalhe os raminhos de alecrim. Regue de azeite por cima e leve a forno quente (180º) durante cerca de uma hora e meia, até estar cozinhado (faça uns golpes para se certificar que cozinha por dentro). Vá regando com vinho branco durante a cozedura.
No fim fatiei todo o lombo e levei as fatias ao forno no molho para ganharem mais sabor.


Ingredientes para a miga:
(Adaptado do Livro Feito em Casa da Joana Roque)

- 2 embalagens de espargos verdes frescos;
- 1 Pão alentejano (ou outro pão a gosto) desfeito;
- 1/2 Broa de Milho desfeita;
- 3 dentes de alho grandes inteiros;
- azeite;
- sal q.b;
- piri-piri q.b;
- 2 ovos;

Corte em bocados e migue o pão e a miga para um recipiente.
Corte a parte inferior dos espargos (1 a 2 dedos), coza-os e reserve a água. Coloque os espargos em água fria para posteriormente os cortar em pedaços pequenos, e a água utilize uma parte para regar o pão para começar a amolecer.
Frite os dentes de alho esmagados em azeite e junte o pão, misture bem e junte mais água dos espargos. para amolecer o pão. Adicione os espargos cortados em pedaços e envolva bem. Tempere de sal e piri-piri.
Bata os ovos e junte-os à miga sem para de mexer.
Está pronto!

Pode agora servir com o lombo. O nosso jantar estava muito bom e foi apreciado!

terça-feira, 26 de março de 2013

Arroz de linguiça e espargos

Olá a todos! Hoje pensei em retirar do congelador umas empadinhas de galinha para fazer no forno para o jantar e quando estava a pensar no possível acompanhamento excluí de imediato uma saladinha fria (algo que faria num dia primaveril de Março). Queria alguma coisa quente e saborosa que reconfortasse as barriguinhas cá de casa depois de um dia tão aborrecido, invernoso e húmido.
Queria arroz e queria espargos, procurei em alguns blogs e na internet algumas ideias e optei pela sugestão do José Avillez (http://www.youtube.com/watch?v=TR8ur7EWcn8), com algumas mudanças.
Deixo a dica...



Ingredientes (4 pessoas):
- 1 cebola grande picada;
- 1 ou dois dentes de alho;
- 1 embalagem de espargos frescos;
- 1 chávena de pequeno almoço de arroz;
- sal q.b.;
- piri-piri q.b.;
- azeite q.b.;
- 1 linguiça sem pele.

Preparação:
Coloque num tacho água e deixe ferver. Coza os espargos inteiros durante alguns minutos. Reserve a água. Corte as cabeças dos espargos e dois a três dedos abaixo em pedaços grosseiros. Reserve.
Num outro tacho em lume brando refogue a cebola picada e o alho picado com azeite. Adicione depois a linguiça cortada em pedaços pequenos e deixe fritar um pouco para libertar alguma gordura. Junte o arroz e tempere de sal e piri-piri. Coloque 2 chávenas da água dos espargos e deixe cozer o arroz. Quando estiver quase junte por cima os espargos em pedaços e tape para deixar o arroz abrir, envolva levemente.

Acompanhe com algo leve e saboreie.



quinta-feira, 21 de março de 2013

Lasagna de salmão com espinafres

Passei a semana a comer sopa e carne e tinha no congelador uns lombinhos de salmão que queria utilizar. Resolvi repetir uma receita que há cerca de um mês já tinha verificado como era boa e não tinha tirado fotografia para colocar aqui. A receita encontrei-a na revisa nº11 "Sabe Bem, faz bem" do Pingo Doce na página 87.



Ingredientes (para 4 pessoas);
- Massa para Lasagna 12 folhas;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- 2 tomates maduros;
- 2 lombinhos de salmão (250g);
- espinafres frescos 400g (usei meio saco de espinafres congelados com queijo);
- 1 embalagem grande de molho béchamel;
- piri-piri q.b.;
- azeite q.b.;
- sal (1 col. de sopa);
- queijo ralado.

Preparação:
Coza o salmão em água temperada com metade do sal. Depois de cozido limpe-o de peles e eventuais espinhas desfiando-o de forma a obter lascas uniformes. Reserve a água da cozedura.

Aqueça o azeite numa frigideira e junte a cebola e alho picados. Depois de refogar junte os tomates descascados e cortados em cubos e deixe refogar 2 ou 3 minutos.
Junte o salmão e os espinafres e deixe cozinhar. Envolva cuidadosamente. Refresque com água da cozedura e tempere com o rsto do sal e piri-piri.

Cozi ligeiramente as folhas de massa de lasagna.

No tabuleiro coloque um pouco de béchamel, disponha as folhas pré-cozidas no fundo e disponha sobre elas o preparado de salmão. Repita esta operação mais 2 vezes e no fim, coloque folhas de lasagna e o béchamel. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180º até obter uma crosta dourada.

Bom apetite!

sábado, 9 de março de 2013

Bifinhos de Peru no Tabuleio



Ontem comprei o Livro da Joana Roque "O que faço hoje para jantar?" e como tal teria que o usar já este fim-de-semana. Adorei o livro, está muito bem organizado e acima de tudo muito útil para o dia-a-dia e responde sem dúvida à pergunta que lhe dá título.
A escolha da receita também foi simples: uma vez que a minha irmã cá jantava, (ela que prefere carnes brancas), decidi ir ao capítulo "Peru" pág. 92 e foi exatamente a receita que fiz e que aconselho pois é saborosa e leve - Bifinhos de Peru no Tabuleiro. Partilho sem qualquer alteração à da Joana Roque.

Ingredientes para 2 pessoas:

- 4 bifinhos de peru;
- 1 alho-francês grande;
- 1 cenoura grande;
- 100g de cogumelos laminados (usei frescos);
- Azeite q.b.;
- Sal e pimenta q.b;
- 150ml de natas (usei de soja);

Preparação:

Corte o alho-francês em rodelas e lave bem. Descasque e rale a cenoura.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e salteie o alho-francês juntamente com a cenoura e os cogumelos até ficarem macios. Tempere de sal.
Num recipiente que vá ao forno e à mesa coloque os bifinhos de peru cortados em tiras e temperados com sal e pimenta. Cubra com os legumes salteados e junte as natas.
Leve a cozinhar no forno previamente aquecido a cerca de 180º durante 25 minutos.

Eu servi com massa tagliatelle de ovo. A Joana sugere o arroz branco.

Experimentem!



terça-feira, 5 de março de 2013

Bifes de Atum

Olá! Mais uma receita de peixe para tornar a minha mesa mais saudável e deliciosa. Para todos cá em casa esta foi uma experiência e não deixou de ser uma óptima experiência.
Deixo aqui as dicas, inventem também com outros tipos de molho.




Ingredientes:
- 4 bifes de atum;
- sal q.b;
-piri-piri q.b;
- azeite só para untar;
- 1 cebola grande;
- 3 tomates grandes maduros descascados;
- pimento vermelho (1 tira ou mais dependendo do gosto);
- 3 dentes de alho;
- coentros;
- 1 malagueta;

Preparação:

Numa frigideira grande coloque a cebola bem picada e os alhos picados, regue com azeite e deixe refogar. Quando estiver quase junte a malagueta. Seguem-se os tomates descascados e cortados em pedaços os quais deverá deixar cozinhar  até ficarem bem desfeitos. Junte o pimento e deixe cozinhar em lume brando também. Junte a este preparado alguns coentros picados.
Para os bifes: Aqueça a grelha ou uma frigideira para grelhar, untada com um golinho de azeite. Quando estiver bem quente coloque os bifes de atum temperados de sal e piri-piri deixando cozinhar durante 2 ou 3 minutos de cada lado. Certifique-se que está cozinhado, no entanto não deixe muito tempo para que não se tornem secos.
Numa travessa coloque os bifes de atum e por cima distribua a tomatada. Coloque mais coentros por cima e está pronto a servir. Cá em casa para uns acompanhou-se com Noisettes e couve cozida (as bolinhas fritas) e para outros batata e couve cozidas.

Espero que gostem!


domingo, 17 de fevereiro de 2013

Peixe-espada no forno

Comprei a revista "Sabe Bem" Nº11 (Janeiro/Fevereiro 2013) do Pingo Doce e fiquei interessada numa receita que me pareceu muito simples, saudável e apetitosa para um almoço de fim-de-semana.
Realmente precisamos de começar a investir em receitas de peixe cá por casa.
Estava fresco e muito bom, e no Verão com uma bela saladinha de tomate à Algarvia melhor ficará, pois parece quase peixe grelhado.


Ingredientes:
- 4 postas de peixe espada preto (600g);
- 3 dentes de alho;
- 1 col. de chá de sal;
- 1 col. de sopa de azeite;
- 1/2 ramo de salsa;

Preparação:
Limpe as postas mas mantenha a pele do peixe. Faça dois golpes na diagonal em cada lado das postas de peixe. Esborrache os dentes de alho e introduza-os nos golpes. Tempere as postas com sal, coloque-as no tabuleiro e regue com o azeite.
Aqueça o forno a 180º e asse o peixe durante 30min. Quando retirar do forno polvilhe coma  salsa picada.

(Na receita aconselham para acompanhamento tagliatelle e escabeche mas eu acompanhei com batata cozida)

Espero que gostem!

 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Folhadinhos de Linguiça

Olá, depois de tanta ausência vir dois dias seguidos é doentio até. Mas vale a pena...
No Natal resolvi inventar qualquer coisa deliciosa  para a entrada de Natal para surpreender a família e convencê-los de que sou uma boa cozinheira. Penso que consegui o meu objectivo! Na altura tirei umas fotografias para vir colocar aqui, mas com tanta festa não foi possível. Depois disso já os voltei a repetir e espero que experimentem também...



Ingredientes para 6 folhados:
- 1 linguiça;
- 1 alho francês médio;
- 1 embalagem de massa folhada;
- 1 malagueta;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- queijo ralado emmental;
- manjericão;
- salada de alface e agrião/ rúcula/ ou mesmo da embalada que foi a que utilizei nesta fotografia;

Preparação:
Cortar a linguiça em pedaços pequeninos e colocar numa frigideira em lume brando para ir libertando alguma gordura e fritar ligeiramente. Cortar em rodelas finas o alho francês e juntar à frigideira com um golo de azeite. Tape a frigideira e deixe cozinhar o alho francês e tempere com a malagueta cortada ao meio. Quando estiver cozinhado junte manjericão a gosto e deixe apurar.

Retire da embalagem a massa folhada, polvilhe a bancada com farinha e coloque por cima a massa de forma a poder esticá-la com o rolo, para que fique maior e mais fina, com formato mais rectangular. Certifique-se que não pega à bancada.
Com a ajuda da faca divida-a em 6 partes semelhantes (mais ou menos quadrangulares).
No tabuleiro do forno, forre com papel vegetal e coloque um dos bocados de massa folhada; no seu centro faça uma pequena cama com queijo ralado, por cima coloque o preparado da frigideira (lembre-se que tem que dividir pelos 6), coloque por cima mais um pouco de queijo ralado e de forma irregular feche o folhadinho, juntando os 4 cantos como se fosse um embrulho, por exemplo. Repita para os outros 5 folhados. Leve ao forno a 150º e espere que fiquem douradinhos ou com o aspecto desejado.
Num prato coloque a salada, temperada ou não e o folhadinho por cima.


Apreciem!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Delícia de Leite de Coco

Olá Olá, depois de tanto tempo! 
Muitas vezes me têm questionado porque nunca mais escrevi no meu blog e nunca mais partilhei os meus pratos. Pois é, em Setembro recomecei o trabalho, depois de um mesinho de férias/desempregada, e na verdade não é que tenha deixado de cozinhar em todos estes meses; e não é que não tenha tempo para vir aqui partilhar convosco algumas das "maravilhas" pondo a modéstia de parte. 
Os meus amigos que me conhecem sabem bem que, embora adore fotografias e a minha máquina fotográfica ande sempre comigo, depois o que envolve a parte de as vir passar para o computador é uma chatice, e depois lembrar-me pormenorizadamente das receitas que fiz e que inventei, quando tenho uma semana para preparar, é outra grande barreira.
Prometi que nesta interrupção do Carnaval me dedicaria a voltar ao blog, pois não perdi cá tempo com fatos e máscaras.
Em vez disso resolvi experimentar cá por casa um doce facíiiiiiilimo de fazer que provei no fim de semana em casa do meu namorado, depois de ter visto a mãe dele a fazê-lo enquanto eu pus a mesa. Não sei o nome, chamei-lhe assim "Delícia de Leite de Coco".
Espero que gostem e que tenha valido a pena o meu regresso (espero conseguir manter)...


Ingredientes:
- 5 ovos;
- 1 lata leite condensado;
- 1 lata leite de coco;
- 150g de açúcar (como não somos gulosos pus 100g e mesmo assim é mel);

Preparação:
Numa taça colocar todos os ingredientes e bater tudo junto.
Colocar num pirex que possa ir ao forno e deixar a cerca de 150º durante mais ou menos 30min (não sou boa nestes tempos, vão vendo até ficar com consistência sólida e tostadinho por cima).

Até breve!