domingo, 31 de março de 2013

Lombo com Alecrim e Migas de Espargos: Jantar de Primos

Fez na sexta-feira três anos que a minha irmã resolveu implementar na nossa geração da família o óptimo costume do Jantar de Primos: este começou em casa da minha irmã, e a cada jantar é sorteado o próximo primo a organizar o jantar seguinte. Resolvi que o meu seria exactamente três anos depois do primeiro, altura em que a família sempre se reunira antigamente. Foi então na minha casa e comprometi-me a fazer a entrada, o prato e a sobremesa. Os restantes que se encarregassem dos queijinhos e das bebidas.
Numa família em que se gosta de comer bem e em quantidade tive que fazer algo que rendesse: um grande lombo no forno, e para acompanhar, um bom ribatejano como somos todos nós, migas.


Ingredientes para o lombo:
- 1 lombo de porco (1,5Kg)
- 5 ou 6 dentes de alho grandes picados;
- 5 ou 6 nozes de banha de porco;
- sal q.b.;
- piri-piri q.b.;
- 1 ramo de alecrim;
- 1 pacote pequeno de vinho branco;
- azeite.

Coloque num piréx um fio de azeite e acima o lombo inteiro. Tempere o lombo de sal, distribua o alho picado e o piri-piri a gosto. Coloque os bocados de banha ao longo do lombo e por cima espalhe os raminhos de alecrim. Regue de azeite por cima e leve a forno quente (180º) durante cerca de uma hora e meia, até estar cozinhado (faça uns golpes para se certificar que cozinha por dentro). Vá regando com vinho branco durante a cozedura.
No fim fatiei todo o lombo e levei as fatias ao forno no molho para ganharem mais sabor.


Ingredientes para a miga:
(Adaptado do Livro Feito em Casa da Joana Roque)

- 2 embalagens de espargos verdes frescos;
- 1 Pão alentejano (ou outro pão a gosto) desfeito;
- 1/2 Broa de Milho desfeita;
- 3 dentes de alho grandes inteiros;
- azeite;
- sal q.b;
- piri-piri q.b;
- 2 ovos;

Corte em bocados e migue o pão e a miga para um recipiente.
Corte a parte inferior dos espargos (1 a 2 dedos), coza-os e reserve a água. Coloque os espargos em água fria para posteriormente os cortar em pedaços pequenos, e a água utilize uma parte para regar o pão para começar a amolecer.
Frite os dentes de alho esmagados em azeite e junte o pão, misture bem e junte mais água dos espargos. para amolecer o pão. Adicione os espargos cortados em pedaços e envolva bem. Tempere de sal e piri-piri.
Bata os ovos e junte-os à miga sem para de mexer.
Está pronto!

Pode agora servir com o lombo. O nosso jantar estava muito bom e foi apreciado!

Sem comentários:

Enviar um comentário