segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bolinhos de Milho Doce com Molho de Iogurte

Olá a todos, mais uma vez tive uma longa ausência. De facto não consigo manter as coisas por aqui tão activas como gostaria, pois tenho pendentes algumas receitas para partilhar convosco.

Este sábado foi-me proposto um desafio fantástico, mas de grande risco. o café/ bar Taberna do Rio desafiou-me a dinamizar um jantar de tema "Gordon Ramsay" e a representar este grande chefe na cozinha.
Foi-me solicitada uma entrada, um prato principal e uma sobremesa e corri ao meu livro "Cozinha sem Limites" de Gordon Ramsay e folheei-o todo.
Optei por arriscar nos Bolinhos de Milho Doce com Molho de Iogurte (p.212), seguindo-se um prato que já tinha feito Sanduíche de Almôndega com Mozzarella Derretido e Salsa de Tomate (p.182), e para sobremesa o seu Crumble de Maçã (p.43).



Para o molho de iogurte (2 pessoas)

-250g de iogurte natural;
- 1/2 1 malagueta vermelha sem sementes e finamente picada a gosto;´
- sumo de meia lima;
- 3 c. sopa de coentros picados;

Misture todos os ingredientes para o molho, prove e tempere se necessário e reserve.

Ingredientes: (para 2 pessoas, já eu fiz para 28)
- 100g de farinha sem fermento;
- 1/2 c. chá de fermento;
- 1 ovo batido;
- 4 c. sopa de leite gordo;
- Azeite;
- 2 cebolas aparadas e finamente fatiadas;
- 1 malagueta vermelha sem sementes finamente picada (usei verde);
- 2 c. sopa coentros picados;
- 250g milho doce enlatado, escorrido e seco com papel de cozinha;
- sal marinho e pimenta preta de moinho;

1.Peneire a farinha e o fermento para uma taça. Tempere com sal e pimenta. Misture, faça um buraco no meio e adicione o ovo batido e o leite. Bata, trazendo a farinha gradualmente para a mistura húmida, até obter uma massa sem grumos. Adicione uma colher de sopa de azeite e bata novamente até amaciar, acrescentando mais leite se necessário.

2.Misture as cebolas, a malagueta, os coentros e o milho-doce com a massa e misture bem.

3.Aqueça uma frigideira grande e adicione um pouco de azeite. Coloque uma colher de sobremesa cheia de mistura, por bolinho, na frigideira quente, empurrando para baixo ligeiramente. Frite por fornadas por 1-2 minutos de cada lado até dourarem. Mantenha os bolinhos quentes.

4. Sirva os bolinhos quentes com o molho de iogurte ao lado, para os mergulhar.

Servi numa tábua de madeira cerca de 7 bolinhos dispostos aleatoriamente, com 2 rodelas de lima em dois cantos e no outro uma taça com o molho. Enfeitei com milho e coentros, tal como sugere na imagem o Gordon. Não consegui tirar fotografia no Sábado, e por isso tirei esta depois, lamento.

Provem, aconselho!


Sem comentários:

Enviar um comentário