Olá, depois de tanta ausência vir dois dias seguidos é doentio até. Mas vale a pena...
No Natal resolvi inventar qualquer coisa deliciosa para a entrada de Natal para surpreender a família e convencê-los de que sou uma boa cozinheira. Penso que consegui o meu objectivo! Na altura tirei umas fotografias para vir colocar aqui, mas com tanta festa não foi possível. Depois disso já os voltei a repetir e espero que experimentem também...
Ingredientes para 6 folhados:
- 1 linguiça;
- 1 alho francês médio;
- 1 embalagem de massa folhada;
- 1 malagueta;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- queijo ralado emmental;
- manjericão;
- salada de alface e agrião/ rúcula/ ou mesmo da embalada que foi a que utilizei nesta fotografia;
Preparação:
Cortar a linguiça em pedaços pequeninos e colocar numa frigideira em lume brando para ir libertando alguma gordura e fritar ligeiramente. Cortar em rodelas finas o alho francês e juntar à frigideira com um golo de azeite. Tape a frigideira e deixe cozinhar o alho francês e tempere com a malagueta cortada ao meio. Quando estiver cozinhado junte manjericão a gosto e deixe apurar.
Retire da embalagem a massa folhada, polvilhe a bancada com farinha e coloque por cima a massa de forma a poder esticá-la com o rolo, para que fique maior e mais fina, com formato mais rectangular. Certifique-se que não pega à bancada.
Com a ajuda da faca divida-a em 6 partes semelhantes (mais ou menos quadrangulares).
No tabuleiro do forno, forre com papel vegetal e coloque um dos bocados de massa folhada; no seu centro faça uma pequena cama com queijo ralado, por cima coloque o preparado da frigideira (lembre-se que tem que dividir pelos 6), coloque por cima mais um pouco de queijo ralado e de forma irregular feche o folhadinho, juntando os 4 cantos como se fosse um embrulho, por exemplo. Repita para os outros 5 folhados. Leve ao forno a 150º e espere que fiquem douradinhos ou com o aspecto desejado.
Num prato coloque a salada, temperada ou não e o folhadinho por cima.
Apreciem!