quinta-feira, 21 de junho de 2012

Começou o Verão!

Hoje começou o Verão, para mim e para muitos tão aguardado!
Lembrei-me de uma entrada fresca que fiz com o meu pai para receber umas visitas e que sugiro para um jantar numa das próximas noites de Verão.


Para o molho cocktail:
- 1 ovo inteiro;
- 2 dentes de alho;
- Piri-piri q.b.;
- Sal q.b;
- Óleo;
- Whisky;
- Ketchup.

Há muito tempo que em minha casa se prefere maionese caseira e não da de pacote, o que fica também mais em conta para fazer em grande quantidade ou num patê.
O meu pai ensinou-me da seguinte forma:
Num copo alto (ou uma garrafa de água de 1,5L cortada) coloca um ovo, sal, piri.piri e dois dentes de alho inteiros e apenas um golo de óleo. Com a varinha mágica começa a bater e de forma continua vai deitando óleo em fio sem parar de bater até conseguir uma mistura homogénea e pára quando obtém a quantidade desejada. Fica assim um maionese deliciosa.

Para o molho cocktail junto ketchup e vou misturando com uma colher até obter uma cor rosa/laranja e para terminar um pouco de Whisky (um pequeno golinho) e voltar a misturar bem.
Não esquecer: Pegar num pouco de pão para provar o molho antes de servir (é sempre o que faço ahahah)

Para a entrada:
- 2 Papaias;
- Gambas (usei das congeladas já descascadas pois era o que tinha em casa);
- 3 ou 4 Folhas de Alface (para decoração do prato);

Para fazer a entrada, para quatro pessoas, foram 2 papaias, cortadas ao meio na vertical. Retiram-se as sementes e a casca mantém-se. Divide-se o molho de forma uniforme pelas 4 metades e juntam-se as gambas (eu pus 5 gambas dentro de cada meia papaia e as restantes espalhei na travessa).

Espero que experimentem, gostem e se divirtam.



3 comentários: