Olá a todos!
Nestes dois últimos dias calhou jantar/almoçar fora duas vezes e era quase um sufoco saber que a comida que ficou na travessa iria para o lixo. Como tal, num dia lombinho de porco e no outro frango assado veio numa caixinha para casa, que algo se havia de fazer para aproveitar os restinhos. Lembrei-me e fui ao congelador ver que carnes teria mais congeladas e tinha um pouco de carne de vaca e chouriço. Fiz um picado com as carnes todas juntas e fiz uns belos pastelinhos. Deixo a sugestão.
Ingredientes para 10 pasteis:
- Carnes Picadas (Várias e não sei bem a quantidade que tinha);
- Leite;
- Farinha;
- Noz Moscada;
- Sal;
- Piri-piri;
- Polpa de Tomate.
- 1 emb. de massa quebrada;
- 1 ovo.
Se as carnes que tiver forem pouco cozinhadas (como o frango assado e a carne cozida de vaca que utilizei), aproveite para a temperar a gosto ao lume. Eu fiz o seguinte: num pequeno tacho coloquei a carne picada; numa tacinha a parte pus um golo de leite e juntei um pouco de farinha (1 colher de sobremesa) para engrossar ligeiramente, e a noz moscada. Juntei à carne para fazer uma pasta mais macia e homogénea. A este preparado juntei um pouco de sal, piri-piri e uma colher de sopa de polpa de tomate. (Se tiver carnes já muito temperadas ou estufadas tenha atenção que poderá não precisar de mais tempero - por isso prove!).
A massa utilizei de compra mas estendi-a com o rolo ao máximo para não ficar muito grossa depois de ir ao forno. Cortei-a em dez quadrados médios, em cada um pus a carne ao centro, dobrei a massa e com a ajuda de uma tampa larga fiz o corte para lhes dar o formato de rissóis.
Cobri com 1 folha de papel vegetal o tabuleiro do forno e dispus os pasteis, pincelei-os com o ovo batido e pré-aqueci o forno a 150º. Quando estão douradinhos, estão prontos a comer.
Ingredientes para a massa:
- Massa Tagliatela em ninhos (10 ninhos);
- 1 cebola média;
- 1 dente de alho,
- 3 tomates médios maduros;
- 1 tira de pimento vermelho;
- azeite;
- sal;
- piri-piri;
Pique a cebola e o alho para um tacho e deixe refogar com um pouco de azeite e piri-piri. Junte o pimento picado e o tomate descascado e cortado em pedaços e deixe cozinhar com a tampa até ficar o mais uniforme possível. Junte dois copos de água quente médios e deixe ferver, junte o sal a gosto. Quando a ferver, pode colocar a massa e deixe-a cozer na água. Tenha atenção e vá adicionando água quente sempre que esta secar. Quando estiver quase pronta não adicione mais água para que esta evapore e fique com a massa sem água pronta a servir.
Espero que gostem!
sábado, 25 de agosto de 2012
sábado, 11 de agosto de 2012
Beringelas Recheadas
Há muito que tinha visto uma receita que me pareceu óptima de beringelas recheadas e foi ontem que experimentei e dei a provar à família. É um prato bonito e muito saboroso.
Tinha alguns ingredientes que queria dar uso e acabar e por isso fiz algumas adaptações à receita. A original espreitem aqui: http://paracozinhar.blogspot.pt/2010/10/beringelas-recheadas-com-carne-e-tomate.html .
Ingredientes para 4 pessoas:
- 2 beringelas médias;
- 1 tomate maduro;
- 2 cebola;
- 3 dentes de alho;
- um bom gole de azeite;
- 500g de carne picada (vaca e porco);
- 1 cenoura;
- Salsa picada;
- Massa de pimentão;
- Vinho branco;
- sal e pimenta q.b.
- queijo ralado;
Corte as beringelas lavadas ao meio no sentido do comprimento. Retire o interir da beringela de modo a retirar a maior parte da polpa. Corte a polpa da beringela em pedaços, bem como a cenoura a cebola e o alho. Pele o tomate e pique-o também em pequenos pedaços.
Leve um tacho ao lume com o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte depois a beringela, a cenoura, o tomate e a carne picada.
Junte sal e piri-piri e um pouco de vinho branco e deixe cozinhar em lume brando. No fim de cozinhada juntei a salsa.
Recheie as beringelas com este preparado e cubra depois com o queijo ralado. Em cima do queijo coloquei um pouco de salsa para enfeitar.
Coloque as beringelas recheadas num tabuleiro de ir ao forno e leve a forno quente durante 30 a 40 minutos, até a beringela estar cozinhada e o queijo derretido.
Servi com salada de tomate temperada com oregãos.
Experimentem!
Subscrever:
Mensagens (Atom)